História

Este projecto foi sofrendo alterações ao longo do tempo, quer a nível de denominação, quer a nível de objectivos fundamentais e população alvo.

Decorria o ano de 1970, quando a Associação para o Jardim Infantil de Caldas das Taipas abriu as portas à comunidade com a valência o serviço de jardim-de-infância.

Em Novembro de 1984, e após a aprovação da sua candidatura, passou a  Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS). de forma a ser reconhecida também como Instituição de Utilidade Pública.

Este apoio à comunidade efectuou-se em instalações alugadas até 1998, ano em que, com a autorização da Segurança Social, se mudou para a Rua Comandante Carvalho Crato.

Como forma de homenagem e reconhecimento pelo trabalho realizado em prol da comunidade pelo Padre Manuel Joaquim de Sousa, em 1998, o então presidente da junta, Eng. Carlos Manuel Remísio Dias de Castro, lançou o projecto de construção de um Centro Social com o nome do mesmo.

A Associação demonstrou desejo em aliar-se a este projecto de grande amplitude social, cujo objectivo consistia em dar resposta aos problemas sociais predominantes na comunidade Taipense através da criação de equipamentos de apoio sócio-educativos, por um lado e, pela aposta de apoiar pessoas com mais idade com diferentes tipos de situações-problema, por outro.

Para poder corresponder ao projecto, no dia 18 de Dezembro de 2001, a Associação teve que alterar a sua denominação social para Centro Social Padre Manuel Joaquim de Sousa (CSPMJS).

Com esta alteração, em 1999, foram criadas condições para a abertura de um Centro de convívio e Serviço do Apoio Domiciliário. Rapidamente centro de convívio passou a desempenhar funções de centro de dia, já que a população carenciava dos serviços prestados por aquela valência.

No ano 2002, inaugurou-se as novas instalações da instituição que hoje conhecemos.

Este foi construído de raiz com as salas de Pré-escolar permitindo posteriormente a abertura de uma nova valência como resposta a uma grande necessidade de apoio às famílias: o A.T.L.

Actualmente, tem como fins fundamentais a manutenção de uma Creche, Pré-escolar, A.T.L, Creche, Centro de Dia e o Apoio Domiciliário sem fins lucrativos:

a) Apoio a crianças e jovens;

b) Apoio à família;

c) Protecção dos cidadãos na velhice e invalidez e em todas as situações de falta de meios de subsistência ou incapacidade para o trabalho.

2 respostas a História

  1. vitor sousa diz:

    gosto muito da vossa instituição e vou estagiar pa ai estre ano

Deixe um comentário